Tuesday, June 12, 2007

Simplicidade de Caipira

O genro de Zé Ponciano agonizava a três léguas de distância da cidade. Eram três horas de madrugada de julho, fria que não tinha altura, quando Ponciano, trazendo um animal a destro, bateu na janela da casa do vigário que apareceu envolto num cobertor tremendo de frio.

– O que é que há?

- Ih, seu vigário, eu vim ligêro buscá vassuncê pra ajudá meu genro a morrê.

– Qual é a distância que tem daqui lá?

- Três légua das boa eu acho que tem!

- Mas você quando saiu, o doente não estava muito mal?

- Tava, seu vigário. Tava quase na última suspiração. Tava inté com sororoca.

– Então não adianta nada a minha ida. Quando eu lá chegar, já acho o homem morto.

– Num tem perigo, seu padre. Eu deixei uns home entretendo ele lá, até vassuncê chegá.


Cornélio Pires.